A ESCOLHA PROFISSIONAL DO JOVEM
Como fazer dar certo a escolha da profissão mesmo diante dos conflitos?
A história pessoal e o meio social determinam a escolha profissional?
Desde pequenos estamos acostumados a fazer escolhas, mas em dado momento nos deparamos com a escolha da profissão a ser tomada, com a indecisão e também com o processo de Orientação Vocacional importante a ser realizado.
Na adolescência acontecem inúmeras mudanças(físicas e psicológicas), e isso também inunda o jovem trazendo-lhe algumas novidades e também transformações internas. Não é incomum por exemplo, os pais falarem: "Meu filho outro dia estava pescando comigo, fazendo compras, e em seis meses mudou completamente sua personalidade".
Para os pais que até então estavam acostumados com seu filho, também é uma novidade esse novo adolescente. Vários pais procuram o consultório de psicologia porque ficam temerosos, não entendem, não sabem lidar com o adolescente. Se para os adultos é difícil entendê-lo, imagine como está a cabeça do jovem quanto a ele mesmo e seu meio social?
Embora a maturidade seja confundida com o desenvolvimento físico ou com a inteligência, não significa que certa pessoa ao atingir determinada idade estará pronta para escolher a profissão. Embora também, não poderá ficar indecisa a vida inteira.
Ainda que a história pessoal tenha certa influência, e, o meio social promova as oportunidades que um jovem terá na vida, ainda assim, ele é capaz de trilhar o seu próprio caminho. Lembrando que para alguns que não tem suporte social o caminho será mais desafiador, porém não deixará de ser interessante. Você deve lembrar de tantas histórias que já ouviu desafiadoras e ao mesmo tempo tão singelas, não é mesmo?
Como o jovem pensa a escolha da profissão?
O jovem não idealiza a profissão em si no início, como ser médico, advogado, engenheiro, matemático, por exemplo. Entretanto, qualifica os atributos advindos do trabalho, como ter dinheiro, se tornar importante, ser reconhecido, poder comprar um carro, morar bem...
Por estar em busca da própria identidade muitas vezes fica confuso, e pode não ver as coisas com tanta clareza. Por outro lado, a sociedade também contribui para isso. Pois é ela quem valoriza o status da profissão e, com isso dificulta ainda mais a reflexão sobre qual profissão escolher, que caminho seguir e o que fazer.
O jovem fica num conflito em seguir aquilo que quer, ao mesmo tempo se cobra para não decepcionar aqueles que são importantes para ele.
Ter bom desempenho numa matéria escolar é sinal de que sua profissão é aquela?
Na escola os jovens já mostram preocupações com a escolha da profissão.
A ESCOLHA DA PROFISSÃO
Não tenha medo de escolher
COMBATENDO O ESTRESSE NOS ESTUDOS
Ativa a memória e facilita o processo de aprendizagem. Dicas...
A ESCOLHA DA PROFISSÃO - Sucesso na Carreira
Dicas importantes...
Geralmente na escola as matérias em que os professores proporcionam práticas profissionais despertam mais interesses. Enquanto que outras por não se saber onde aplicar o conhecimento provocam recusa, mesmo por aqueles que têm habilidades para desenvolvê-las.
Ser bom numa matéria escolar não é suficiente para fazer a escolha da profissão, mas é algo a ser considerado e analisado dentro do processo de Orientação Profissional.
Você está precisando fazer a escolha da profissão? Entre em contato e marque Orientação Vocacional/Profissional com um psicólogo em São Paulo - SP.
Quais influências estão presentes na escolha profissional?
Algumas influências
-
Família;
-
Situação econômica;
-
Valorização de algumas profissões;
-
As oportunidades que a classe social poderá fornecer;
-
Interesses;
-
Aptidões;
-
Mercado de trabalho...
Diante de tantas influências que o jovem enfrenta ao escolher a profissão ele poderá ficar em conflito, por essa razão, entre em contato e faça Orientação Profissional em São Paulo/SP.
Orientação Profissional pode fazer diferença na escolha profissional?
Hoje o que acontece no Brasil é a falta de profissionais nas escolas públicas para orientar os jovens.
Algumas escolas particulares e cursinhos oferecem um Orientador Profissional, mas ainda assim poderá não ser suficiente, porque geralmente são poucos profissionais para lidar com grande quantidade de alunos.
Existem instituições de ensino que permitem que o Orientador Vocacional faça dinâmicas com a sala, e isso poderá ajudar o jovem principalmente se ele estiver aberto para refletir, por outro lado as atividades precisam fazer sentido para ele, caso contrário o jovem achará que está perdendo tempo com tudo aquilo.
Geralmente a Orientação Vocacional na escola é feita no último ano do ensino médio, onde o jovem mostra mais interesse.
Algumas instituições de ensino fazem o trabalho de Orientação Profissional conduzindo os alunos em visitas a universidades, feiras, mas só isso não é suficiente. É importante que o jovem seja instigado e provocado a refletir melhor sobre a escolha da profissão.
O que vem acontecendo ultimamente é: a busca desses jovens por profissionais que oferecem o serviço de Orientação Profissional de forma mais individualizada. Pois muitas vezes, o trabalho que é feito na escola não atinge de forma satisfatória à todos.
A era da informática também disponibiliza testes vocacionais pela internet, mas que não foram analisados e nem liberados pelo Conselho Federal de Psicologia, deixando em desconfiança sua eficácia.
É preciso muita cautela quanto a testes de internet. No consultório, por exemplo, quando eu utilizo teste psicológico não o considero sozinho, mas componho com uma série de outros elementos que ajudam o jovem a refletir.
Não é coerente usar qualquer teste como "material que serve apenas para dar uma resposta". A escolha profissional é um ato de reflexão e de autoconhecimento, e o teste psicológico compõe esse processo.
Vocação
O número de jovens que desistem da vocação é semelhante talvez, ao número de pessoas descontentes na profissão que atuam.
Maria Cristina S. Araujo
Antes de tomar uma decisão profissional, o jovem deve se informar bem. Caso venha a sentir que é necessário auxílio - precisa procurar um orientador profissional.
Vale ressaltar que hoje são oferecidas muitas opções de carreira, aumentando ainda mais a problemática.
A Orientação Profissional tem como objetivo criar condições para que esse jovem se sinta seguro para fazer a escolha ideal.
A escolha da profissão não acontece quando você "acha que sabe”, mas quando você sente seu coração mais em paz com suas descobertas profissionais.
"Abrindo os olhos" se encontra o melhor caminho. Qual é o melhor caminho? É aquele que te leva ao encontro com você mesmo!