ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
O que é?
O que é a Orientação Profissional?
A Orientação Profissional é um processo que auxilia o jovem a encontrar sua carreira. Ocorre em encontros semanais, sendo no total entre 8 à 12 sessões. O orientador profissional é aquele que poderá utilizar vários materiais para fazer esse trabalho.
Escolher a profissão que você vai seguir nos próximos anos é algo maravilhoso!
Trabalhar naquilo que é mais parecido com você seria o ideal.
Muitas pesquisas relatam que o trabalho realizado sem motivação, pode levar a quadros clínicos preocupantes, mesmo em pessoas saudáveis que nunca tiveram nenhum problema.
Não devemos desconsiderar o fator “dinheiro”, mas também não podemos deixar para traz quem somos, o que gostamos de fazer, nossas aptidões, interesses, valores...
É importante ressaltar que estar diante da decisão de escolher a profissão não é tarefa fácil para o jovem, pois, existem influências pessoais, sociais, econômicas, além da imensidão de cursos disponíveis - que impactam no momento da escolha.
Devido se tratar de um momento de conflito, muitas pessoas procuram um orientador profissional.
A Orientação Profissional se trata de um processo que considera todos os aspectos mencionados acima, com o intuito de que o jovem faça a escolha melhor para ele.
O que é preciso para fazer uma boa escolha profissional?
A ESCOLHA DA PROFISSÃO - A influência familiar
Veja como os pais podem ajudar...
COMBATENDO O ESTRESSE NOS ESTUDOS
Ativa a memória e facilita o processo de aprendizagem. Dicas...
A ESCOLHA DA PROFISSÃO - Sucesso na Carreira
Dicas importantes...
Não dá para escolher uma profissão no qual se passará boa parte da vida exercendo sem ao menos conhecer a si mesmo.
A carência do autoconhecimento poderá levar a uma escolha incerta, e lá na frente ocasionar gasto de energia, gasto de dinheiro, gasto de tempo - resultando numa tristeza frente ao que poderia ter sido feito e não fez.
Quanto mais o jovem se conhece, mais tranquila é a escolha profissional dele. Pois consegue responder com mais harmonia e segurança questionamentos que permeiam a escolha da profissão como:
-
Quem eu sou?
-
Quais são os meus valores, e o que realmente é importante para mim?
-
Como é minha habilidade?
-
O que faço bem e com facilidade?
-
O que me dá satisfação ao realizar?
Todo ano no Brasil muitos jovens entram em cursos e saem antes da conclusão.
Conheça os principais motivos de desistência do curso superior:
-
Não conhecer bem o curso;
-
Falta de interesse pela profissão;
-
Questão econômica;
-
Escolher o curso mais fácil.
Se você começou um curso superior e está pensando em desistir, entre em contato e marque com um psicólogo em São Paulo/SP.
Como saber se minha escolha profissional está certa?
Como o jovem percebe que fez uma boa escolha?
O jovem percebe que fez uma boa escolha quando expressa curiosidade, quando estudar não lhe é um fardo difícil de enfrentar, quando olha para sua escolha e se sente orgulhoso e com vontade de exercê-la.
Uma boa escolha profissional é aquela que afirma ao jovem quem ele verdadeiramente é, que fortalece seu valor, que apoia sua autoestima, que lhe desperta felicidade e lhe traz a sustentabilidade que precisa.
A boa escolha profissional é aquela que mesmo o jovem diante das matérias mais complexas não se torna obstáculo para desistir do curso.
Falta de apoio na escolha profissional
Se não está sentindo apoio da sua família com a profissão que você escolheu, eu compreendo que seja desconcertante tudo isso, mas é possível dialogar com eles? Há possibilidade de você estar deixando passar alguma coisa importante que sua família está vendo? Há possibilidade também de você pedir ajuda para alguém que sua família escuta - para intermediar o diálogo entre vocês?
Outros jovens estão sozinhos na escolha da profissão, inclusive ainda ajudam em casa. Eles precisam se autogerir ainda muito cedo, pois não tem apoio financeiro familiar, mas não deixam de ter esperança quanto a um futuro melhor.
Podem envolver muitas questões a falta de apoio familiar na escolha da profissão. Existem situações que o jovem jamais esquecerá.
Não é fácil principalmente ser o primeiro profissional da família em determinada área, por exemplo. Ter que desbravar o mundo sozinho, com muita consciência e audácia. Por esta razão, é importante que o jovem se respeite - evitando se comparar a outros que estão em situações totalmente opostas.
Orientação Profissional em Grupo
A Orientação Profissional pode ser feita em grupo, inclusive quando ocorre assim possibilita ao jovem a discutir sobre seus medos, sonhos. Ele também dá sugestões aos colegas que estão passando pela mesma situação, e isso reforça o seu próprio valor.
No grupo muita coisa acontece, os jovens estreitam as amizades, se apoiam, se ajudam, compartilham informações sobre cursos e provas.
Falar sobre a escolha profissional também envolve falar sobre si mesmo, contar sua história de vida, e nesse momento muitos assuntos podem surgir.
Para aqueles jovens mais indecisos e que precisam de um trabalho bem aprofundado, o ideal é que a Orientação Vocacional seja feita de forma individual.
Qual é o problema de desistir no meio do caminho?
Quais as implicações de mudar de curso?
Sempre que atendo grupos essa é uma questão que é levantada.
Os jovens ficam apreensivos porque tem medo de um dia não se interessarem mais pelo curso.
Uma coisa é escolher o curso errado e desistir. Outra coisa é a pessoa no desenvolvimento da vida mudar sua visão, espelhando isso na profissão, que não mais se encaixa dentro das suas necessidades, precisando avançar ainda mais. O desenvolvimento do profissional a todo tempo é permitido e necessário, mesmo que ele tenha que adquirir outros conhecimentos.
Eu falo para os jovens que atendo que a escolha da profissão pode ser alterada a qualquer hora, porém, deve ser um ato de reflexão e não de impulso, assim como sua escolha precisa ser a mais consciente possível.
Desistir de um curso no meio do caminho pode implicar em problemas familiares, desgaste emocional e prejuízo financeiro.
Se o jovem realmente estiver consciente da escolha errada, o ideal é pensar em novas possibilidades, porque insistir em algo que não se identifica poderá levá-lo a problemas maiores no futuro.
A Orientação Profissional te mostra a profissão a ser seguida?
A Orientação Profissional facilita a criação de um campo onde o jovem possa se sentir mais confortável para escolher.
A Orientação Profissional visa ajudar o jovem a aprofundar o autoconhecimento, o conhecimento das carreiras profissionais, os meios para se chegar até ela, entre outros.
O trabalho da Orientação Profissional é pautado em cima de dados concretos e atuais, visando proporcionar uma escolha mais assertiva. A escolha profissional é um ato de reflexão do jovem, sendo assim, não deve ser sugestiva da parte do orientador profissional.
Seja Forte!
Não tema ao fato de escolher a profissão, mas sim de jamais escolhê-la.
Maria Cristina S. Araujo
Escolher rápido demais pode levar ao erro?
Muitas vezes, o jovem faz uma escolha rápida, e acaba por não pesquisar sobre o curso, quais as matérias que ele precisará estudar, ainda desconsidera suas habilidades e interesses.
Alguns jovens com anseio de passar no vestibular e não perder o ano, entram em qualquer curso, podendo ocasionar a desistência no futuro.
Outros jovens procuram a Orientação Profissional quando já estão quase no momento do vestibular. É importante não deixar para última hora isso, pois fazer com tempo suficiente para ir amadurecendo a ideia é mais ideal.
Também não é conveniente apressar esses passos, levando uma criança de dez anos, por exemplo, para fazer uma Orientação Profissional.
Como acontece a Orientação Profissional?
Na Orientação Vocacional são feitas algumas atividades para que o jovem vá refletindo e avaliando aquilo que mais se parece com ele. É feito todo um trabalho de conscientização.
Dentro das atividades há muita conversa, pesquisa sobre o mercado de trabalho, rentabilidade, como é exercer aquela função...
O orientador vocacional é aquele que vai escolher o material a ser utilizado baseado nas características do jovem, e perante aquilo que acredita ser ideal dentro da abordagem psicológica que segue.
A Orientação Profissional tem começo, meio e fim. É bastante procurada - face o grande número de profissões que existem hoje em dia.
Infelizmente nossa sociedade às vezes deixa de apoiar o jovem, e ao invés da escolha profissional ser um fato marcante e feliz, torna-se um momento de difícil enfrentamento, onde ele muitas vezes, precisa lutar para ter sua vontade respeitada.
Cabe aos pais e a escola dar apoio nesse período de tantas dúvidas.
Mesmo a Orientação Profissional mais bem feita não impede que o jovem anos lá na frente escolha uma outra carreira. Pois, o ser humano é aquele que está em constante transformação, e a mudança faz parte dessa evolução.
Tenha calma!
A vontade de se tornar um verdadeiro profissional, nada é sem a determinação e a preparação.
Maria Cristina S. Araujo
Muitas pessoas perguntam: "Quando é o momento certo de buscar ajuda?" Acredito que quando a dúvida, a angústia e até mesmo a ansiedade tomam conta, e o jovem se sente bem perdido, esse é o momento de buscar ajuda.
"Abrindo os olhos" se entende que para fazer aquilo que precisa ser feito às vezes você só poderá contar com o seu próprio ânimo!