RELACIONAMENTO ABUSIVO NO TRABALHO
Evidências Importantes
Como identificar o abuso nas relações de trabalho?
Sabe aquela situação em que você se sente constrangido toda hora? Mas que você deixa passar porque não quer levantar discussão por algum motivo? Pois é, você pode estar sendo vítima de abuso no trabalho.
A relação abusiva no trabalho ocorre quando você não tem controle mais das coisas, ficando totalmente subordinado à vontade alheia. Principalmente quando se sente diminuído praticamente todos os dias.
Alguns cuidados necessários que você precisa ter para não viver um relacionamento abusivo no trabalho
Quando perceber o ambiente de trabalho minando sua autoestima tome cuidado.
Se você é aquele profissional que exerce um bom trabalho, que está sempre procurando fazer mais, entretanto se sente incompreendido, nunca consegue agradar, ficando sobrecarregado, preste muita atenção porque pode estar numa relação abusiva no trabalho.
Ainda que você seja uma pessoa de bem com vida, cheia de experiência positiva, com autoestima, que sabe se relacionar bem, mesmo assim pode ficar vulnerável diante do excesso de agressões.
Existem lugares e pessoas tão tóxicas que exercem uma força psicológica que pode afetar até mesmo alguém que não está numa situação vulnerável.
Estar submetido a manipulações pode-se caracterizar uma relação abusiva no trabalho.
O que pode contribuir para o abuso no trabalho acontecer?
SÍNDROME DE BURNOUT
A síndrome do esgotamento no trabalho
40 FRASES MAIS COMUNS
Relacionamento Abusivo
SOLIDÃO
Medo de ficar sozinho
A escassez de trabalho, a necessidade financeira, a personalidade, o meio social, as expectativas do profissional, existência de traumas, entre outros, são elementos que podem deixar alguém mais sujeito a ser atacado.
Mas independente do que o profissional está passando em sua vida pessoal ou da forma que ele é, não é culpa dele viver uma relação abusiva no trabalho. A responsabilidade é do agressor que inclusive já deve ter costume de sempre agir assim.
Quem já passou por humilhações principalmente no trabalho jamais esquece, pois é uma coisa que marca de verdade. Infelizmente não é difícil conhecermos alguém que se afastou do trabalho por motivo de saúde, principalmente devido ao transtorno de Burnout.
O abuso no trabalho vai acontecendo aos poucos até o profissional não aguentar mais. Dentro dessas condições, qualquer pessoa poderá passar por isso.
Quem é o manipulador no relacionamento abusivo no trabalho?
Qualquer pessoa ligada a instituição pode usar a manipulação para tirar proveito do outro. Considerando que a relação de abuso transita no campo do desrespeito.
Apesar de ser bem comum o abuso partir de colegas de trabalho, o gestor é aquele que assume muitas vezes o papel de manipulador. Dada a posição hierárquica que possui, a relação de poder toma a frente.
Se você se identificou com o que está sendo mencionado e está com dificuldades marque terapia.
Situações comuns de abuso no trabalho
-
Uso de linguagem inapropriada para se referir a alguém ou ao seu trabalho, colocando o profissional em situação de humilhação na frente dos outros ou mesmo sozinho;
-
Tratar com preconceito o profissional, não observando com propriedade a execução de suas tarefas;
-
Obrigá-lo a ficar além do horário constantemente, não questionando quanto a sua disponibilidade, também não fazendo o devido pagamento de horas extras;
-
Exigir que o profissional trabalhe ou responda suas mensagens na hora de descanso dele, inclusive interrompendo suas férias;
-
Explorá-lo em todos os sentidos;
-
Fazer referências maldosas de forma geral;
-
Tratá-lo com desrespeito e de forma desumana, privando-o de suas necessidades básicas;
-
Estipular um volume imenso de trabalho, sem que haja condições para isso;
-
Não providenciar equipamento e ambiente adequado para o trabalho;
-
Não pagá-lo adequadamente, fazendo exploração de seu serviço...
Se não é mais possível persistir; viável é sair.
Maria Cristina S. Araujo
Essas são as queixas que mais escuto no consultório de psicologia. Porém, essa lista poderá ser ainda maior, dada as condições que os profissionais hoje estão expostos.
Veja o que acontece ao estagiário - relacionamento abusivo no trabalho
O estagiário às vezes é aquele colaborador que todos riem, pegam no pé, fazem piada: "Só podia ser o estagiário mesmo".
Infelizmente, muitos lugares veem o estagiário como uma figura caricaturada. E, esquecem que ali está um jovem que precisa ser treinado e tratado com decência. Aliás, todos algum dia começaram pela primeira vez em algum lugar. Não é mesmo?
Muitas vezes, o estagiário se percebe pouco valorizado, ficando deslocado.
Querendo fazer parte do ambiente de trabalho, ele pode assumir um papel que lhe é automaticamente dado: desajeitado, estranho, sem inteligência, que só faz perguntas tolas...
É possível observar o estagiário escondendo o grande potencial e criatividade que possui, porque ele não é valorizado, desconfiam dele...
Existe estagiário que para sobreviver no ambiente corporativo esconde sua capacidade porque se for descoberto poderá ser julgado como "concorrente" pelos mais experientes, e então sua vida poderá se tornar mais difícil ainda.
Se você é um colaborador que está sofrendo no ambiente de trabalho e sente que está entrando em Burnout entre em contato e marque terapia.
O abuso no trabalho pode ser sutil que você não percebe que está sofrendo
Conheça as manipulações na relação abusiva no trabalho
O abuso no trabalho pode aparecer de forma bem mascarada, em que o profissional não percebe que está sendo manipulado.
O profissional que é manipulado intimamente sente um incômodo, mas dependendo da forma que ocorre ele não faz a referência necessária para encarar o fato.
A manipulação geralmente acontece em situações em que o profissional é conduzido a agir sem vontade própria ou se sente oprimido.
Exemplo de manipulações no trabalho que você não percebe
Muitas vezes, a manipulação aparece em forma de elogio ou reconhecimento do próprio valor, mexendo com o ego do profissional:
-
"Só você consegue fazer isso tão bem."
-
"Eu não sobrevivo nesse trabalho sem você."
-
"Ninguém aqui pode resolver isso."
Entretanto, as frases supracitadas vem com pedidos absurdos que ferem o profissional, exploram e tiram vantagens exclusivas. Quando isso acontece, geralmente é o profissional que perde.
Já observei os profissionais mais inteligentes e competentes sendo obrigados a viver de forma alienada. Eles perdem o contato com a família, com os amigos, com os filhos, sendo conduzidos a trabalhar horas de graça.
Qual é o futuro do profissional que sofre abuso no trabalho?
Esses profissionais ficam totalmente exaustos, também carregam as queixas familiares sobre suas ausências.
Muitos deixam de viajar nas férias para ficar trabalhando. Assinam o documento, mas são totalmente privados das férias. Faltam em casamentos, aniversários e outras datas importantes de amigos, familiares e até dos filhos. Eles ficam sem vida própria.
Se o profissional reagir a situação de abuso no trabalho - veja aqui o que poderá acontecer
Quando esse profissional já estiver muito cansado ele poderá falar "não" pela primeira vez, momento em sofrerá possível represaria.
O manipulador não aceita quando isso acontece, costuma questionar como se fosse o dono da vida daquele profissional. Novamente surgem as manipulações:
-
Mas o que aconteceu para você estar agindo assim?
-
O que eu te fiz?
-
Então, você vai me deixar na mão?
Percebe como essas perguntas são constrangedoras? E, joga o funcionário na parede, colocando culpa nele. O intuito, é que ele volte atrás para continuar sendo explorado.
Assim, o profissional é conduzido a pensar que está agindo errado, enquanto muitas vezes, ele já está totalmente esgotado e ainda sem saúde.
Se eu fosse uma empregadora, com certeza teria vergonha de fazer um "papelão" desses com um profissional, mas infelizmente essa situação é bastante comum no mercado de trabalho hoje em dia.
O abuso no trabalho pode acontecer de forma bem clara
Gerente de operações fala na entrevista de emprego:
"Nossa rede de supermercado vende mais barato porque trabalhamos com menos funcionários."
De: Paulo
Colega de trabalho abusiva
"Convidei uma colega de faculdade para iniciar um projeto comigo, porém, ela não fazia nada, mas recebia todos os créditos e negociava coisas para si nas minhas costas. A única coisa que essa pessoa fez foi criar as redes sociais que inclusive excluiu sem me consultar quando a sociedade foi rompida."
De: Psicóloga Maria Cristina S. Araujo
Diretor de Tecnologia da Informação na entrevista:
"Aqui não tem nenhuma mulher, porque trabalhamos sobre pressão! Não sei porque o RH te mandou aqui."
De: Michele
Uma gerente de compras grita em todo setor:
"Como você é burra!"
De: Eliana
Gestora com pouca empatia
Funcionária pagou do seu próprio bolso um curso de excel que era três vezes maior que seu salário. Na hora da saída, em que iria para o curso, a gerente de compras lhe pede para fazer a alteração de preços de "seiscentos produtos" para entrar em vigor no dia seguinte.
De: Maria
Colega de trabalho abusador
Profissional especialista passa a maior parte do dia olhando sua rede social. Em dado momento ele fala para o assistente que estava ao lado mexendo com muitas notas fiscais: "Vai comprar meu café porque você não faz nada!"
De: Nilson
Não ache normal sofrer abuso no trabalho
A relação abusiva no trabalho pode fazer o profissional achar que tudo aquilo é normal, porque aos poucos é possível ir se acostumando com aquilo que é ruim.
Eu presenciei na minha vida pessoal uma mulher vivendo uma relação abusiva com a empresa cerca de 20 anos. Inclusive, ela também colocou a própria filha para trabalhar no local. A jovem adoeceu após ter vivenciado constante assédio, mas a mãe continuou na empresa mesmo após tantas mágoas. E, a questão não era financeira para ela continuar naquele trabalho. Com o tempo, essa profissional também começou a assediar outros funcionários com o cargo abaixo do dela.
No exemplo acima, a profissional que era abusada no trabalho também se tornou um abusadora. Esta é outra coisa que pode acontecer. Portanto, o relacionamento abusivo tem essa característica: você pode ficar no círculo vicioso, sem conseguir sair e também sem se dar conta do próprio comportamento.
Por essa razão, não se acostume com a angústia. Caso perceba sendo tratado com injustiça, onde está minando sua saúde, analise a possibilidade de saída disso. Você também pode marcar terapia.
Como evitar passar por abuso no trabalho?
O abusador no trabalho pode focar em certas características do profissional que será sua vítima
Um profissional com sensibilidade para crítica é importante que trabalhe o seu autoconhecimento, suas percepções e comportamentos, porque caso encontre com um manipulador em seu caminho poderá sofrer muito.
Profissionais que são mais quietos, aqueles que gostam de mostrar trabalho, que são perfeccionistas ou receosos podem ter uma execução excelente de suas tarefas, mas se em algum momento se depararem com um colega, instituição, clientes ou gestor abusador também poderão estar mais propensos a passar por uma relação abusiva no trabalho.
Dicas para não ser abusado no trabalho
É importante ressaltar mais uma vez que a pessoa vítima não é responsável por existir no mundo sujeitos sem ética, e principalmente em ter seu caminho atravessado por perfis sem empatia.
Contudo, é valiosa para a própria saúde quando o profissional tem autoconhecimento, faz contato com as próprias conquistas, tendo também certeza da excussão de suas tarefas e esteja sempre aberto para aprender e se desenvolver cada vez mais. Assim, ficará mais visível para a empresa o quanto não deverá perdê-lo, devendo respeitá-lo. O respeito mútuo é uma via de mão dupla que é ótimo para ambas as partes.
Existem profissionais que fazem tão bem para a empresa e mesmo assim não são vistos, e isso é um ato de desprestígio. Quando atendo casos assim, torço para que essa pessoa encontre um lugar mais compatível com a capacidade dela.
Comportamentos do profissional que propiciam o abuso no trabalho
Também é necessário que o colaborador esteja em dia com seus deveres para que o abusador não tenha brechas para agir.
Chegando no horário, por exemplo, você não se sentirá mal por sair no horário. Já percebi pacientes chegando meia hora atrasado de manhã, e ficando 4 horas à mais do horário todos os dias, porque se sentiam culpados com seus atrasos.
O ideal é que o profissional procure fazer bem suas tarefas, para também não ficar sendo acusado pela empresa, tendo que pagar a mais por isso.
Como se recuperar após abuso no trabalho?
Toda pessoa que sofre um relacionamento abusivo no trabalho pode refletir se realmente ela corresponde aquela imagem tortuosa que o manipulador tentou passar sobre ela. Porque após algum tempo de maus-tratos uma pessoa que sempre agiu de forma íntegra pode começar a apresentar problemas na saúde, baixa autoestima e autoconfiança...
Se você está numa relação abusiva no trabalho não adiantará você apresentar um desempenho impecável, passando a se esforçar cada vez mais até se esgotar, porque o abusador continuará a implicar contigo.
Mas precisa tomar cuidado para não reforçar o comportamento do abusador, fazendo aquilo que ele mais quer que inclusive muitas vezes corresponde "a fazer você trabalhar mais enquanto ele trabalha menos".
Entre tantas razões, é comum que situações de abuso no trabalho gere ansiedade e instabilidade emocional, porque o profissional fica o tempo todo tentando se esquivar de insultos. Nesse momento é importante buscar ajuda profissional inclusive para checar se você não está em Burnout.
O abusador precisa ver que aquele profissional tem seus limites. Mas, isso dependerá do profissional ter uma atitude que demonstre "limites", porque ele é um ser humano como outro que um dia se cansa, sente raiva e também se revolta.
Para lidar com a relação abusiva no trabalho é interessante você analisar em quais pontos o outro te ataca. E, se for possível tente desenvolver essa parte em você.
O abuso no trabalho faz com que o profissional esqueça sua identidade, se afaste da sua história, das conquistas que já teve, podendo se achar como alguém sem capacidade. Se você está nesse momento passando por isso, seria bom seguir fazendo o contrário.
O abuso no trabalho faz qualquer pessoa se sentir errada, fraca e incompetente. Sua elaboração cognitiva deixa de acontecer, e ela passa a acreditar naquilo que está sendo dito sobre ela e na forma que vem sendo tratada.
"Autompaixão é o carinho próprio para curar o coração."
Maria Cristina S. Araujo
Por mais que você precise de um trabalho, não é ele que vai definir quem é você, saiba disso!
"Abrindo os olhos" aceitamos que às vezes não podemos evitar as injustiças. Porém, existe algo que nunca vão nos impedir de fazer que é "pensar e sentir"!