SÓ GOSTO DAS PESSOAS ERRADAS
Por que a mesma história se repete?
Entenda o mecanismo que está por trás disso
O desejo de encontrar um bom amor
Quem não gosta de estar ao lado de alguém? Uma pessoa que seja companheira, boa e que reafirme o valor do parceiro?! Há quem diga que prefere ficar sozinho, mas a maioria gosta de ter uma companhia.
Partindo do ponto onde faz parte da vida encontrar um amor romântico, muitas pessoas sempre gostam das pessoas erradas.
Se você sofre com essa forma de dor de amor, esse artigo é para você.
No entanto, o carácter aqui é compreensivo. Não há intuito de fechar você e sua situação dentro de um enquadre psicológico, mas de ampliar a reflexão sobre o tema.
Você tem esperança de que tudo seja diferente um dia?
É possível observar, algumas pessoas sofrendo muito na parte amorosa.
Elas repetem a cada envolvimento amoroso um ciclo de rompimentos nada satisfatórios. Principalmente, se envolvendo com parceiros pouco amorosos e maléficos. Assim, estão costumamente se relacionando com o mesmo perfil de pessoa.
Embora, toda relação tenha momentos de tristeza e de alegria. Contudo, para alguns a balança pende mais para o lado da dor.
Quando o relacionamento doloroso acaba, o indivíduo pode até jurar para si mesmo que o próximo será diferente. Mas, com o passar do tempo, percebe que o parceiro tem o mesmo jeito do anterior. De forma inconsciente, se repetem as mesmas situações.
Se esse for seu caso entre em contato e marque com a psicóloga em São Paulo uma sessão de psicoterapia.
COMO SAIR DE
Relacionamentos difíceis
TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA
Conceitos - TAG
TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR
Sintomas, tratamento e dicas importantes para lidar com isso...
Sinais de que você está gostando da pessoa errada
-
Está sofrendo mais do que sendo feliz;
-
Mantém um relacionamento após passar por situações desagradáveis;
-
O parceiro te humilha e desvaloriza num instante, mas no outro lhe trata bem;
-
Tira coisas de você;
-
Você internamente sente que está sendo enganado;
-
O parceiro não assume a relação, dando desculpas banais;
-
Você está tentando terminar o relacionamento mas não consegue, porque o parceiro não deixa, pois para ele a situação é confortável - diferente de você que sofre;
-
O parceiro vê em você mais defeitos do que qualidades;
-
O parceiro comete falhas no relacionamento, mas responsabiliza você.
A lista de indícios de que está gostando da pessoa errada pode ser enorme, cada um pode completar a sua. Mas algo em comum a todas as pessoas é "ausência de felicidade".
É possível perceber que está num relacionamento ruim, quando não há reciprocidade positiva, onde apenas uma parte faz, enquanto a outra permanece imóvel.
Quando existe uma sensação de incômodo, olhe para isso. Se esse for seu caso entre em contato e marque terapia presencial com um psicólogo em São Paulo/SP.
Por que o sujeito mantém um relacionamento ruim?
-
Crença de que não vai conseguir outra pessoa;
-
Receio de ficar sozinho;
-
Idealização de que o outro pode mudar;
-
Dependência emocional;
-
Falta de suporte interno e externo;
-
Gosta mais do outro do que de si mesmo;
-
Medo de sofrer prejuízo;
-
Não quer que as coisas voltem a ser como era antes do relacionamento (geralmente vem à tona sentimento de solidão);
-
Problemas psicológicos, financeiros, sociais, políticos, religiosos...
Se você está tentando sair de um relacionamento amoroso difícil e sozinho não está conseguindo, entre em contato pelo WhatsApp e marque terapia online para conversarmos mais sobre isso.
Os sinais que são ignorados quando se gosta da pessoa errada
Estar num relacionamento que deixa profundas marcas, é algo que alguém que se relaciona sempre com as pessoas erradas já conhece.
Em algum momento, qualquer pessoa apaixonada pode deixar passar alguns sinais: de que o parceiro não é o que parece. Pois, a "verdade" é algo que se mostra, ninguém consegue segurar a máscara por muito tempo.
Há uma certa resistência do ser humano para lidar com a dor da desilusão. Alguns resistem em olhar para a realidade, achando que com isso afastará o sofrimento e a desilusão. Contudo, a esquiva não resolve o problema.
Não querer enxergar que há um problema é um forte componente para permanecer na mesma situação.
Todas as pessoas desejam de verdade estar num relacionamento com alguém especial. Porém, percebo como psicóloga clínica, que algumas se apegam a uma imagem ideal muito forte. Assim, o indivíduo passa a observar algo que não existe naquele parceiro. Dando mais importância ao outro do que a si mesmo, o resultado poderá ser negativo, principalmente se esse parceiro tem intenções ruins.
Nenhum caminho é mais errado do que aquele que conduz a desilusão. Assim, quando o nosso coração está envolvido por ilusões, o nosso viver sente o resultado das mentiras que nós mesmos criamos.
Algumas dicas para te ajudar
Dicas que podem te ajudar a lidar com a situação
Se você está passando por isso:
-
Olhe para seu parceiro como realmente é;
-
Tenha claro aquilo que você busca;
-
Esteja bem com você mesmo;
-
Procure ficar forte com sua autoestima;
-
Deseje alguém que te mereça de verdade;
-
Encare a solidão;
-
Se recorde de como você era antes da relação. O que é possível resgatar?
Se possível deixe partir aquilo que não agrega. O ser humano jamais poderia dar tanto poder para alguém que não é ele mesmo. Mas infelizmente não mandamos no coração, não é mesmo?
Lao-Tsé disse uma vez: "Toma consciência dos teus pensamentos; pois resultam em palavras. Toma consciência das tuas palavras; pois resultam em ações. Toma consciência das tuas ações; pois resultam em hábitos. Toma consciência dos teus hábitos; pois resultam em caráter. Toma consciência do teu caráter; pois resultará no teu destino."
Assim, somos levados consequentemente as mesmas situações repetidas vezes. Portanto, o eixo principal é o da valorização, principalmente do amor próprio.
"Abrindo os olhos" notamos que o amor é equivalente as flores do campo. Mesmo que abelhas e vespas façam contato com o mesmo material, apenas uma delas é que produz o mel.
Maria Cristina S. Araujo
Psicólogo São Paulo - 06/108.975
"Até você se tornar consciente, o inconsciente vai dirigir sua vida, e você vai chamá-lo de destino!"
C. G. Jung